quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A sala do Professor 2010

Durante a reunião semanal da equipe pedagógica, apresentamos nosso projeto de pesquisa e discutimos a viabilidade de realizá-lo na escola.
Os participantes deram alguns depoimentos espontâneos sobre as dificuldades encontradas nesse periodo de transição e implementação de mudanças.
Objetivo: Trabalhar as questões referentes às mudanças (Processo de transformação), a fim de contextualizar o papel do professor, o papel do aluno e o papel da escola. Dinâmica de feedback.
Relato escrito e individual. Leitura do texto: " O conhecimento na sociedade Contemporânea: desafios educacionais".
Discussão em pequenos grupos. Construção de um painel com palavras-chave sobre mudanças. Debates com todo o grupo.
Os professores reconhecem que precisam estar preparados para as reformulações. A maneira como o ambiente profissional de ensino é organizado afeta diretamente o modo como os trabalhos intelectual e emocional do ensino são contretizados colocando grande responsabilidade sobre legisladores, administradores do sistema e líderes escolares.
Reformulações educativas significam também colaboração e comprometimento, criando um clima apoiador que ajude os professores a desenvolverem e a implementarem transformações no cotidiano da sala de aula.
Porém, não basta a aceitação das mudanças, os professores precisam preservar e superar os obstáculos à manutenção dessas inivações promissoras para que não acabe se perdendo com o passar do tempo ante as inúmeras pressões e exigências.
O professor, ainda, deve ter um perfil ousado e coerente com a visão do universo em constante transformação buscando atualizar-se e aprender sempre, experimentando o novo, com objetivo de acrescentar novas descobertas às já existentes, usando o bom senso de não abandonar o que deu certo.

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